Terapia

Terapia Assistida por Animais

A Terapia Assistida por Animais é uma prática com critérios específicos, onde o animal é parte principal e integrante do tratamento, e tem como objetivo promover o desenvolvimento social, emocional, físico e cognitivo. Esta terapia pode promover a saúde física através de três mecanismos básicos que incluem: a diminuição da solidão e da depressão, a diminuição da ansiedade e um aumento do estímulo para a prática de exercícios. Este tipo de terapia pode ser aplicada em áreas relacionadas ao desenvolvimento psicomotor e sensorial, no tratamento de distúrbios físicos, mentais e emocionais e em programas destinados a melhorar a capacidade de socialização e a autoestima.

Atividades

Atividades Assistidas por Animais

As Atividades Assistidas por Animais são intervenções nas quais não há definição de objetivos terapêuticos. Estas atividades visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas mas com objetivos sobretudo lúdicos, motivacionais e por vezes educativos.

As Atividades Assistidas por Animais podem ser direcionadas a pessoas de todas as idades e aplicadas em instituições penais, hospitais, lares de idosos, IPSS, escolas e clínicas de recuperação.

 

 

Educação

educa

Para este tipo de intervenção definem-se objetivos pedagógicos adaptados a cada aluno, sendo que a introdução do animal facilita muito o processo educativo.

Este tipo de intervenção está direcionada a pessoas com dificuldades na aprendizagem, sendo que pode ser aplicada em escolas.